Como é formada a CPA?
A CPA está prevista na Lei Nº 10.861, de 14/04/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá a comissão, com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Além disso, Lei Nº 10.861 em seu Art 2º, inciso IV, descreve que a avaliação institucional deverá assegurar "a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações".
Dessa forma, nossa comissão é composta atualmente por um representante da direção geral (presidente da CPA) e representantes dos discentes, docentes, servidores técnico-administrativos, da sociedade civil da comunidade de Sorriso/MT e da mantenedora da FACEM (Fundação Educacional Claudino Francio).
O que é avaliado pela CPA?
A CPA é elemento obrigatório para todas as instituições de ensino superior do País e tem como responsabilidade coordenar e elaborar o método de autoavaliação institucional, bem como sua implementação e sistematização dos resultados de forma autônoma.
Cabe a comissão elaborar o Relatório Anual de Avaliação Institucional, que serve como aporte ao Planejamento Administrativo e Pedagógico da Faculdade Centro Mato-Grossense (FACEM), sendo usado pelo INEP/MEC para o recredenciamento institucional e reconhecimento dos cursos, entre outras atividades.
A CPA da FACEM visa propor e avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos internos da avaliação institucional e de cursos, focados nos seguintes eixos e dimensões:
Eixos:
1 - Planejamento e Avaliação Institucional;
2 - Desenvolvimento Institucional;
3 - Políticas Acadêmicas;
4 - Políticas de Gestão; e
5 - Infraestrutura Física.
Dimensões:
1 - Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional;
2 - Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão;
3 - Responsabilidade Social;
4 - Comunicação com a Sociedade;
5 - Políticas de Pessoal;
6 - Organização e Gestão da Instituição;
7 - Infraestrutura Física;
8 - Planejamento e Avaliação;
9 - Políticas de Atendimento ao Estudante; e
10 - Sustentabilidade Financeira.
Nossa comissão realiza também o estabelecimento de diretrizes e indicadores para a organização dos processos internos de avaliação; acompanhamento do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os Projeto Pedagógicos de Cursos (PPC).
A CPA está empenhada em propor melhorias da qualidade de ensino desenvolvido pela FACEM, em parceria com o Conselho Superior, com base nas análises e recomendações produzidas pelas avaliações internas e do MEC.
Por que é importante avaliar?
A avaliação própria é um processo contínuo com o qual a Instituição adquire conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
A partir dessas avaliações e do Relatório Anual de Avaliação Institucional, a FACEM identifica nossas vantagens e boas práticas para socializar e reconhecer internamente, além de nossas fragilidades e pontos que devemos melhorar, buscando uma melhoria contínua da nossa instituição.
Quem são os membros da CPA da FACEM?
Nossa comissão é formada por discentes, docentes, servidores técnico-administrativos e membros da sociedade civil e da mantenedora da Fundação Educacional Claudino Francio. A gestão da CPA 2021/2022 é formada por:
Como posso entrar em contato com a Coordenação de Pesquisa e Extensão?
Em caso de dúvidas procure um membro da CPA, pelo e-mail: [email protected], ou as segundas-feiras das 19h00 ás 22h40, na coordenação da FACEM.