Quem Somos


Nossa Missão: Promover formação humana e profissional, pautada na qualidade e inovação, como referência no Ensino Superior.
 
Em 1979, a região de Sorriso tinha em torno de 20 famílias que formavam um pequeno povoado o que vislumbrou no Sr. Claudino a visão de uma grande e próspera cidade. Com essa visão de futuro, ele tomou duas decisões: criou uma pequena escola e encomendou na capital do estado um Projeto de Planejamento Urbano, traçando assim, metas de incentivo para a colonização da região. Neste momento, iniciou a História do Município de Sorriso. 
 
Diante da necessidade regional, o Sr. Claudino doou uma pequena parte do seu patrimônio, instituiu e responsabilizou a FUNDAÇÃO em 16 de março de 1985, que por vinte anos denominou-se Fundação Educacional Papa João Paulo I, pessoa jurídica de direito privado, de caráter social, com a finalidade de desenvolver atividades educacionais, assistenciais, filantrópicas, culturais, científicas e tecnológicas.
 
Na época, a FUNDAÇÃO criou sua primeira mantida: o Centro de Educação Básica São José, Instituição de Ensino que vem atuando na Educação Básica desde então. Impulsionada pelo rápido crescimento econômico-social, e por novas demandas educacionais em Sorriso e região, após vinte anos de trabalhos prestados, foi realizada a primeira reforma estatutária, sendo alterada a denominação da FUNDAÇÃO para Fundação Educacional Claudino Francio.
 
A Fundação Educacional Claudino Francio, com o propósito de oferecer educação de nível superior à população do Município de Sorriso e região, criou, em 2005, a Faculdade Centro Mato-grossense – FACEM. O Projeto da Instituição de Ensino Superior nasceu das discussões dos membros da Diretoria da Mantenedora sobre as necessidades educacionais da região e sobre as análises dos potenciais apresentados pelo C.E.B. São José.
 
Foram dois anos de expectativa, trabalho e comprometimento para então em 2007 a FACEM tornar-se, de fato, realidade, quando da publicação do Ato de Credenciamento que se deu pela Portaria Ministerial n° 1048 de 7 de Novembro de 2007, publicada no DOU, n° 215, dia 8 de Novembro de 2007.
 
Em 2008 foram implantados os Cursos de Agronomia, Educação Física Licenciatura e Educação Física Bacharelado e reconhecidos em 2012. Em 2010, foi implantado o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética.
 
Pensando na educação continuada dos egressos e docentes da Instituição, bem como da comunidade em geral, em 2012 foi ofertado o primeiro Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da FACEM - “Formação Docente e Práticas Pedagógicas”. Já em 2013, foi ofertado o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em “Fisiologia e Prescrição do Exercício Físico”, em 2014 a Instituição passou a ofertar também os cursos de Pós-graduação Lato Sensu em "Eletroestética" e o curso de pós-graduação em Proteção de Plantas e a cada ano seu tem como meta contínua a elaboração de projetos para a vinda de novos cursos de graduação e pós-graduação. (Veja em Cursos, todos os cursos ofertados pela FACEM).
 
A FACEM está centrada nos seguintes aspectos: expandir e diversificar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação nas diversas áreas e modalidades, observando as demandas (sociais e de mercado) e a capacidade (acadêmica, técnica e pedagógica) da Instituição. Com uma proposta inovadora se consolida como uma das mais importantes Instituições de Ensino Superior do Norte de Mato Grosso.
 
 
COMPROMISSO SOCIAL
 
Com uma visão holística dos processos e da sociedade na qual está inserida, a Fundação desenvolve um profundo e abrangente trabalho na área educacional que reflete sua responsabilidade social. Nessa perspectiva, trabalha a responsabilidade social sob três prismas: dimensão acadêmica e de acordo com suas finalidades regimentais; valorização da diversidade cultural e a promoção da reflexão filosófica. 
 
A Instituição desenvolve um programa de bolsas de estudo nos termos dos compromissos assumidos pela sua Mantenedora.  Alicerçada em valores de compromisso social, ético e solidário, disponibiliza através de recursos próprios, a gratuidade de 20% (vinte por cento) de suas vagas para a Educação Básica e para o Ensino Superior em bolsa social. Desta forma, a FACEM adota instrumentos capazes de proporcionar à comunidade acadêmica a oportunidade de refletir sobre a formação da cidadania, através da introjeção de valores como o processo coletivo, a construção coletiva do conhecimento, o intercâmbio, o diálogo e o respeito à diversidade e ao meio ambiente.
 
 
INCLUSÃO E DIVERSIDADE
 
A inclusão e a diversidade são temáticas trabalhadas pela FACEM nos seus Cursos, formando profissionais aptos para conviver com a diversidade e transformar a realidade em que vivem, mantendo relações interpessoais positivas, que contribuam para o seu desenvolvimento enquanto ser humano e profissional.
 
 
CONVÊNIOS E PARCERIAS
 
A FACEM atua em conjunto com outras instituições, com o setor público e privado e com organizações do terceiro setor na busca de parcerias para oferecer educação com excelência, democratizando o ensino permeado pelo compromisso com a garantia de qualidade.
 
 NOSSO ESTATUTO Acesse!