Quem Somos


Nossa Missão: promover formação humana e profissional, pautada na qualidade e inovação, como referência no ensino superior.

 

Em 1979, a região de Sorriso tinha em torno de 20 famílias que formavam um pequeno povoado, o que motivou o senhor Claudino Francio a criação de uma grande e próspera cidade. Com essa visão de futuro, ele tomou duas decisões: criou uma pequena escola e encomendou na capital do estado um Projeto de Planejamento Urbano, traçando assim metas de incentivo para a colonização da região. Neste momento, iniciou a história do município de Sorriso.

 

Diante da necessidade regional, Claudino doou uma pequena parte do seu patrimônio, instituiu e responsabilizou a Fundação Claudino Francio em 16 de março de 1985, que por vinte anos denominou-se Fundação Educacional Papa João Paulo I, pessoa jurídica de direito privado, de caráter social, com a finalidade de desenvolver atividades educacionais, assistenciais, filantrópicas, culturais, científicas e tecnológicas.

 

Na época, a FUNDAÇÃO criou sua primeira mantida: o Centro de Educação Básica São José, instituição de ensino que vem atuando na educação básica desde então. Impulsionada pelo rápido crescimento econômico-social, e por novas demandas educacionais em Sorriso e região, após vinte anos de trabalhos prestados, foi realizada a primeira reforma estatutária, sendo alterada a denominação da FUNDAÇÃO para Fundação Educacional Claudino Francio.

 

A FUNDAÇÃO, com o propósito de oferecer educação de nível superior à população do Município de Sorriso e região, criou, em 2005, a Faculdade Centro Mato-grossense – FACEM. O Projeto da Instituição de Ensino Superior nasceu das discussões dos membros da Diretoria da Mantenedora sobre as necessidades educacionais da região e sobre as análises dos potenciais apresentados pelo C.E.B. São José.

 

Foram dois anos de expectativa, trabalho e comprometimento para então, em 2007, a FACEM tornar-se, de fato, realidade, quando da publicação do Ato de Credenciamento que se deu pela Portaria Ministerial n° 1048 de 7 de Novembro de 2007, publicada no DOU, n° 215, dia 8 de Novembro de 2007.

 

Em 2008 foram implantados os cursos de Agronomia, Educação Física Licenciatura e Educação Física Bacharelado - reconhecidos em 2012. Em 2010, foi implantado o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética.

 

Pensando na educação continuada dos egressos e docentes da Instituição, bem como da comunidade em geral, em 2012 a Facem passou a ofertar o primeiro curso de pós graduação lato sensu da FACEM - “Formação Docente e Práticas Pedagógicas”. Já em 2013 foi ofertado o Curso de pós graduação lato sensu em “Fisiologia e Prescrição do Exercício Físico”. Em 2014 a Instituição passou a ofertar também os cursos de pós graduação lato sensu em "Eletroestética" e o curso de pós-graduação em Proteção de Plantas.

 

A meta é contínua na elaboração de projetos para a vinda de novos cursos de graduação e pós graduação. (Veja em CURSOS todos os cursos ofertados pela FACEM).

 

A FACEM está centrada nos seguintes aspectos: expandir e diversificar a oferta de cursos de graduação e pós graduação nas diversas áreas e modalidades, observando as demandas sociais e de mercado e a capacidade acadêmica, técnica e pedagógica da Instituição. Com uma proposta inovadora se consolida como uma das mais importantes instituições de ensino superior do médio norte de Mato Grosso.

 

 

COMPROMISSO SOCIAL

 

Com uma visão holística dos processos e da sociedade na qual está inserida, a Fundação desenvolve um profundo e abrangente trabalho na área educacional que reflete sua responsabilidade social. Nessa perspectiva, trabalha a responsabilidade social sob três prismas: dimensão acadêmica e de acordo com suas finalidades regimentais; valorização da diversidade cultural e a promoção da reflexão filosófica.

 

A IES desenvolve um programa de bolsas de estudo nos termos dos compromissos assumidos pela sua mantenedora.  Alicerçada em valores de compromisso social, ético e solidário, disponibiliza, através de recursos próprios, a gratuidade de 20% (vinte por cento) de suas vagas para a Educação Básica e para o Ensino Superior em bolsa social. Desta forma, a FACEM adota instrumentos capazes de proporcionar à comunidade acadêmica a oportunidade de refletir sobre a formação da cidadania, através da introdução de valores como o processo coletivo, a construção coletiva do conhecimento, o intercâmbio, o diálogo e o respeito à diversidade e ao meio ambiente.

 

 

INCLUSÃO E DIVERSIDADE

 

A inclusão e a diversidade são temáticas trabalhadas pela FACEM nos seus cursos, formando profissionais aptos para conviver com a diversidade e transformar a realidade em que vivem, mantendo relações interpessoais positivas que contribuam para o seu desenvolvimento enquanto ser humano e profissional.

 

 

CONVÊNIOS E PARCERIAS

 

A FACEM atua em conjunto com outras instituições, como o setor público e privado e com organizações do terceiro setor na busca de parcerias para oferecer educação com excelência, democratizando o ensino permeado pelo compromisso com a garantia de qualidade.

 

 NOSSO ESTATUTO Acesse!