Sobre o Curso


 

Bacharelado em Agronomia | 5 anos | noturno | 50 vagas anuais

 

Sobre o curso

O curso tem como objetivo a formação de profissionais com competências e habilidades voltadas para o desenvolvimento e utilização de técnicas aplicadas aos sistemas de produção vegetal e animal. Dessa forma, o curso oferece ao aluno disciplinas básicas nas áreas das ciências exatas, biológicas e humanas, como cálculo, estatística, física, química, bioquímica, genética, botânica, zoologia, fisiologia animal e vegetal, bem como as disciplinas profissionalizantes específicas, como produção de plantas alimentícias, energéticas, fibrosas e ornamentais, nutrição e adubação de plantas, manejo de pragas e doenças, produção de animais, biotecnologia, processamento de produtos agropecuários, meteorologia, máquinas e implementos agrícolas, irrigação e drenagem, topografia e geoprocessamento, construções rurais, economia e administração e gestão agropecuária, extensão rural, classificação e conservação do solo, ecologia e manejo ambiental de propriedades rurais.

 

A profissão

O engenheiro agrônomo atua em todas as fases da produção agrícola, desde o planejamento até o processamento e a comercialização de produtos de origem animal e vegetal, respeitando o manejo e o uso sustentável dos recursos naturais. Além disso, pode ser responsável pelo ensino, pesquisa, transferência de tecnologia e gerenciamento de atividades nas áreas de biotecnologia, agroindústria, engenharia de biossistemas, economia agrícola, administração e sociologia.

 

Infraestrutura

A FACEM oferece uma infraestrutura física e humana com a preocupação primordial na qualidade. As aulas teóricas acontecem em prédio próprio da instituição em Sorriso – MT e no campus experimental agrícola localizado nas margens da rodovia 242, Km 05, no Anel Viário, sentido Ipiranga do Norte.

Os alunos do curso têm à disposição salas de aulas confortáveis com carteiras ergométricas, ar condicionado e projetores, além de ambiente propício para estudo e pesquisa extra aula em biblioteca com espaço de estudo individual e coletivo, terminais de acesso à Internet e uma variedade de livros voltados aos temas da área.

O curso conta com professores preparados e reconhecidos, os quais possuem especialização, mestrado e/ou doutorado nas áreas de atuação. Outro fator que priorizamos na formação do engenheiro agrônomo é a vivência prática, com aulas experimentais, visitas técnicas em empresas e participação em projetos de extensão e científico.

 

Aspectos Legais do curso de Agronomia da Facem

Autorização: Portaria Min. nº 934 de 13/11/2007. Publicada no DOU nº 219, seção 1, pg. 364, de 13/11/2007.

Reconhecimento:  Portaria Min. n.º 216 de 31/10/2012. DOU nº 214.

 

Contato

Coordenação: Eng. Agrônoma Dra. Andrea Ribeiro Domingues Rosa

E-mail: agronomia@facem.com.br