Sobre o Curso


Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Neuroaprendizagem

Área de Conhecimento: Educação e saúde

Curso Presencial

 

Objetivo Geral

Conhecer os estudos mais atuais da neurociência e assim compreender a ligação direta entre desenvolvimento neurológico e o processo de aprendizado em diferentes contextos: família, escola e desenvolvimento social.

Possibilitar o estudo dos fundamentos teórico-práticos da neurociência essenciais para o desenvolvimento e aquisição de habilidades neuropsicomotoras, necessárias ao desenvolvimento da aprendizagem, em diferentes contextos.

 

Público-Alvo:

Professores da Educação Básica, da Educação Superior, Psicólogos, Fonoaudiólogos e outros profissionais das áreas da educação e saúde que queiram ampliar o conhecimento para atuação na promoção do desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo.

 

Carga Horária total: 480 horas

 

Período e Periodicidade:

Período: manhã e tarde

Periodicidade: 1 final de semana por mês (sábado integral e domingo matutino) e, dependendo da Carga Horária da disciplina, encontros na forma de Laboratórios de Aprendizagem.

Duração: 18 meses para realização das disciplinas e 3 meses para apresentação TCC (Artigo Científico).

Disciplinas

Desvendando o cérebro: Fundamentos de neurológicos em anatomia e fisiologia voltado para profissionais de educação.

Aprendizagem: um diálogo entre a neurociência e a educação

Psicologia do desenvolvimento

Desenvolvimento motor

Desenvolvimento da Linguagem e seus distúrbios.

O cérebro e as dificuldades e distúrbios de aprendizagem: TDAH, dislexia, discalculia e outros.

Habilidades cognitivas e metacognitivas no desenvolvimento da aprendizagem

Transtornos neuropsiquiátricos da infância: TOD, depressão infantil e outros

Emoções: como relacioná-las com o funcionamento do cérebro- aspectos psicológicos.

Transtornos globais do desenvolvimento: o que muda no funcionamento e na aprendizagem?

Inclusão: Compreendendo as diferenças de formas de aprendizagem

Dificuldades de aprendizagem: avaliação e tratamento

Família X Escola, a influência desta relação para o desenvolvimento neuropsicológico

Metodologia Científica I: Como (re)conhecer um estudo ou artigo científico na área da neuroaprendizagem?

Avaliação motora e o processo de inclusão.

Multidisciplinaridade avaliação e tratamento: profissionais engajados pelo mesmo objetivo

Jogos e brincadeiras e suas implicações no desenvolvimento da criança.

Seminário em Neuroaprendizagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TCC

Para concluir o Curso, o aluno de Pós-Graduação Lato Sensu deverá elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso na forma de um artigo científico, seguindo as normas da FACEM, sob a orientação de um professor do Curso.

 

INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS

FACEM – FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE

RUA RUI BARBOSA, 380 – CENTRO – SORRISO/MT

www.facem.com.br

 

Horário de Funcionamento da Secretaria: 13h às 22h

Contato: (66) 3544-0649 ou 3544-3312