18 de Junho, 21:12
Com o objetivo de despertar o interesse ao empreendedorismo foi que as acadêmicas do 5º semestre do curso de Estética e Cosmética da FACEM, participaram de um jogo empresarial que também permite o desenvolvimento do pensamento estratégico e visão de negócios para a área da Estética e Cosmética.
Prestigiou a abertura da atividade participaram o diretor pedagógico da FACEM, o professor Ariel Díaz Loaces a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, Angelita Pozzatti Righi e o professor que criou a atividade, o professor Eurico de Aquino.
A disciplina que serviu de base para que o professor Eurico trouxesse esse jogo bastante prática é de Empreendedorismo e Gestão em Estética. Trata-se de um jogo empresarial com o nome BEAUTY COM (comércio da beleza) cujo cenário foi baseado em “tabuleiro e cartas”. O jogo, que continha seis estabelecimentos fictícios, no segmento da saúde e estética, teriam de realizar investimentos na prestação de diferentes serviços e a partir de então, buscar e conquistar clientes dos diferentes perfis e necessidade.
Para a realização do jogo, após as explicações das regras pelo professor, as acadêmicas foram distribuídas entre as seis empresas, para exercerem o papel de “proprietárias do negócio” e assim conhecerem um pouco da realidade empresarial e dos requisitos para a atitude empreendedora. Durante 18 rodadas, começando do “zero”, os grupos criaram e desenvolveram as suas empresas e disputaram, animadamente, os clientes no mercado consumidor, tendo que lidar com momentos de conquistas e outros, de perdas.
Para o professor Eurico o jogo proporcionou as acadêmicas umas disputa saudável, situação que provavelmente algumas já enfrentam e outras ainda irão se deparar no mercado. “Além de situações de concorrência e superação esta atividade faz com que as alunas possam superar as próprias limitações”, define o professor.
A vencedora do jogo foi a empresa LIFECORP das acadêmicas Cheila Migliavaca e Juliana Sartori e como recompensa ganharam uma bonificação na média do presente bimestre letivo. As outras empresas do 2ª ao 5º lugar também foram “premiadas” com uma bonificação na média do bimestre na disciplina de Empreendedorismo e Gestão em Estética.
Texto: Ascom - Michele Pinheiro
Fotos: Ascom