14 de Novembro, 16:29
Os acadêmicos do 6º semestre do curso de Agronomia, desde o mês de agosto trabalharam até esta semana, 12, trabalharam na recuperação da horta do Cento de Atendimento Socioeducativa para Crianças e Adolescentes (Casec) no bairro Jardim Amazônia, em Sorriso. A ação faz parte do projeto interdisciplinar da Instituição, que é um dos trabalhos que compõe nota para a média do acadêmico da FACEM.
O professor orientador do projeto, Kater Jacomasso, explica que entre os objetivos do trabalho no Casec, vai além de uma ação social, com fins de doação das hortaliças. Também é a possibilidade de, a partir de então, terem uma estrutura adequada da horta, para possam cuidar, pois, é de fácil manutenção, além da interação com as crianças, durante os quatro meses que o trabalho foi desenvolvido no local.
Conforme explica o professor Kater, o trabalho na horta consistiu na recuperação da área existente envolvendo limpeza, com retirada de ervas daninhas, pedra, entulho, revolvimento do solo compactado, adubação orgânica e adubo químico, plantio de mudas de alface crespa, cebolinha, salsinha, almeirão, entre outras variedades escolhidas pelo próprio Casec, sendo as mais consumidas pelas crianças. “Para garantirmos hortaliças frescas e saudáveis foram realizados tratos culturais com irrigação e retirada de ervas daninhas, do plantio até a colheita”, ressalta o professor.
INTERDISCIPLINARIDADE
A interdisciplinaridade com esta atividade prática e a função social do projeto contribuiu bastante para o aprendizado dos acadêmicos. De acordo com o professor Kater a atividade foi bem conduzida conquistou resultados satisfatórios. “O centro educativo tem uma grande demanda por hortaliças para alimentação das crianças, tanto em forma “in natura”, como para temperos das refeições”, conta o orientador. Fertilidade do solo, fitopatologia, olericultura, doenças e pragas, entomologia, entre outras, foram algumas das matérias do curso que estiveram envolvidas na atividade.
O trabalho em equipe foi um dos fatores para o grupo obtivesse sucesso do projeto, sendo necessário o envolvimento de todos os acadêmicos. “Trabalhamos com bastante seriedade desde o preparo do solo, da construção de “sombrite” e mangueira de irrigação, tratos culturais e colheita. Meu trabalho como professor contribui para que não só os acadêmicos, mas as crianças pudessem aprender sobre a importância de incluir na alimentação, as hortaliças para um crescimento saudável”, avalia o professor.
Acadêmicos que fizeram parte do trabalho: Alex Sandro Caovilla, Jhonatan Junior Silva, Leonardo de Bortolo, Paulo H. Peruzi e Pedro Ferreira Reis.
Texto: Ascom
Fotos: Acadêmicos Agronomia